Newsletter, digite seu e-mail

As Sete Leis

As Sete Leis

A primeira e a principal lei do LOZANOV METHOD é o AMOR:

Use seu cérebro, siga seu coração. – Norwegian Motto –

Quando a pessoa procura o método como ferramenta para aprender algo novo, ela está se dispondo a aprender através do amor, está se propondo a amar algo novo, ela procura o aprendizado através da amorosidade, do não julgamento, do respeito pelo próximo, do aceitar e ser aceito. E isso acontece de forma tão simples e natural….

Encontrei um ex-aluno depois de alguns anos e começamos a conversar sobre o curso que fez comigo. Ele me disse: o método transformou o medo e o desprezo que sentia pela língua Inglesa num AMOR tão grande que nunca imaginei que pudesse existir dentro de mim. Hoje amo Inglês e sinto vontade de aprender mais e mais.

Já que estamos falando nas leis vamos em frente:

A segunda lei é a LIBERDADE: A liberdade permite ao professor direcionar a aula suggestopédica de acordo com as necessidades do grupo. Faz com que o aluno se sinta livre para aprender. A LIBERDADE das infinitas possibilidades!

Tive um aluno que é filho, esposo, pai, businessman, coach, palhaço, mágico, saxofonista e aprendendo inglês! Lindo, não é? Lindo saber que somos livres e abertos às infinitas possibilidades que a vida oferece de nos tornarmos cada vez mais flexíveis e livres!

A terceira lei:  A CONVICÇÃO DO PROFESSOR QUE ALGO INCOMUM ESTÁ ACONTECENDO

 Quando o professor se sente livre e confiante para ensinar, o seu estado de plenitude é refletido aos alunos através das percepções periféricas. (“Campo”)

Quando estive com o professor Lozanov senti em cada célula do meu ser esta “convicção”. Posso ouvir até hoje a voz dele quando dizia: “I’m sure”. (Tenho certeza.) O processo parece tão complexo, mas que na verdade é muito simples. Se você acredita e respeita o potencial do outro, ama o outro, permite que o outro se expresse livremente, o aprendizado já começou a acontecer. Na verdade, hoje acho que não é algo incomum que está acontecendo e sim que: a forma tradicional de ensinar tornou-se tão controladora e limitante que quando permitimos que uma pessoa aprenda sem “fôrma” de uma “forma” respeitosa e livre, o aprendizado simplesmente acontece muito mais rápido e de maneira tranquila e natural!

A 4ª   LEI: A Entrada de Grande Quantidade de Informações e a 5ª: Global-Parcial, Parcial-Global; Parcial através do Global são complementares. Na Suggestopedia a quantidade de informação apresentada ao aluno é no mínimo duas a três vezes maior do que em qualquer método tradicional.

Olhando pelo lado técnico: A comunicação acontece de forma completa, estamos expostos ao todo desde que nascemos: sons e suas diferentes entonações, palavras, frases, postura, emoções, etc. Estamos nos comunicando o tempo todo através de palavras ou não. Sendo assim, é impossível limitar a quantidade de palavras e informações quando se comunicando.

Olhando pelo lado humano… ahhh é muito gratificante quando me dou conta da quantidade de conhecimento que chega através de uma aula de Suggestopedia. Cada um com seu talento, com suas belas e engraçadas histórias de vida. O organizado que ensina uma forma simples e óbvia de organização para o desorganizado. Ao mesmo tempo o organizado que aprende co o desorganizado que se não estiver tuuuudo organizado, também acaba funcionando. E o equilíbrio acontece.

Num dos últimos grupos tive uma aluna que trabalha com energia renovável, mercado livre, etc… Se me perguntar tecnicamente o que é não sei bem explicar. Mas o mais lindo disso é que ela em si é uma fonte de energia renovável. Ela chegava na sala, beijava e abraçava carinhosamente cada um olhando nos olhos e renovando-nos com sua energia!

As pessoas acessam a sua verdadeira essência e se abrem para o grupo (mundo), sem medo de serem julgados, contribuindo com o seu melhor, trazendo exatamente o que o outro está necessitando naquele momento: alegria, compreensão, sabedoria, humildade, simplicidade, doação…. AMOR!

Vários já chegaram para mim no final de aula e disseram: Nossa! Nunca havia contado para ninguém o que compartilhei hoje aqui.

6ª LEI: A Proporção Áurea é a lei da harmonia no universo. Harmonia inspira harmonia e supera o caos psíquico, muitas vezes provocado pela Pedagogia tradicional.

Os professores de Lozanov devem submeter-se a uma certa parcela de treinamento em psicoterapia.

Eles aprendem como “orquestrar” a instrução em sala de aula, combinando todos os elementos do método harmoniosamente.

Na verdade, se o professor está em sintonia (harmonia, rapport, etc..) O aprendizado flui.

A última lei: As Artes clássicas e estéticas, são usados como mediadores especialmente eficazes de sugestão comunicativa não manipulativa por causa de sua capacidade de emitir um número indefinido de estímulos não específicos que se alimentam da abundância de percepções periféricas imperceptíveis aos sentidos funcionando através de consciência.

Para mim, a música clássica em especial funciona como um desacelerado, como um: “está tudo bem! ”; “você consegue! ”